O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou nesta terça-feira (22) o Cartão de Confirmação de Inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. O documento, acessível na Página do Participante, traz informações essenciais, como o número de inscrição, datas, horários e locais de prova. Além disso, o cartão indica se o candidato tem direito a atendimento especializado ou ao uso de nome social, caso aplicável.
Embora o cartão não seja obrigatório nos dias de prova, marcados para 3 e 10 de novembro, o Inep recomenda que os participantes o levem para facilitar a identificação e o acesso às informações. Para visualizar o documento, os inscritos devem acessar a Página do Participante utilizando o login único da plataforma gov.br. Aqueles que não se lembram da senha cadastrada podem recuperá-la diretamente pelo portal acesso.gov.br, digitando o CPF e selecionando a opção “Esqueci minha senha”. A nova senha pode ser gerada por meio de diferentes métodos, como o aplicativo gov.br, internet banking de bancos conveniados, e-mail ou SMS.
No primeiro dia de exame, os candidatos realizarão a prova de redação, além das questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, e ciências humanas e suas tecnologias. No segundo dia, as avaliações serão de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias, com 45 questões em cada área.
O Enem é uma das principais formas de acesso ao ensino superior no Brasil, sendo utilizado por instituições públicas e privadas como critério único ou complementar nos processos seletivos. Além disso, os resultados do exame são utilizados em programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
As notas do Enem também podem ser aproveitadas em processos seletivos de instituições de ensino superior em Portugal, que possuem convênio com o Inep, facilitando o ingresso de estudantes brasileiros no exterior.