A Academia de Hollywood divulgou nesta quinta-feira, 23 de janeiro, a lista de indicados ao Oscar 2025. A 97ª edição da premiação já gera grande expectativa, especialmente para os brasileiros. Pela primeira vez, o Brasil foi indicado na categoria de Melhor Filme com “Ainda Estou Aqui”. O longa também disputará as categorias de Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz, com Fernanda Torres sendo reconhecida por sua atuação marcante.
O evento, que é o mais tradicional do cinema, está marcado para 2 de março. A divulgação dos indicados, originalmente agendada para a semana anterior, foi adiada devido aos incêndios em Los Angeles. Entre os destaques, “Emília Pérez” lidera com impressionantes 13 indicações, enquanto “O Brutalista” e “Wicked” seguem de perto com 10 nomeações cada.
O Brasil comemora o feito inédito com “Ainda Estou Aqui”, que, além de estar entre os melhores filmes do ano, eleva a relevância do cinema nacional no cenário global. Fernanda Torres, indicada a Melhor Atriz, reafirma o talento brasileiro, destacando-se ao lado de nomes como Cynthia Erivo (“Wicked”) e Demi Moore (“A Substância”).
Concorrentes ao Melhor Filme e Outros Destaques
A categoria principal, Melhor Filme, reúne obras de destaque como “Duna: Parte Dois”, “Emília Pérez”, “Conclave” e “Anora”. Entre os diretores indicados, Jacques Audiard, responsável por “Emília Pérez”, lidera a lista ao lado de Sean Baker, de “Anora”, e Brady Corbet, de “O Brutalista”.
Na categoria de Melhor Filme Internacional, o Brasil encara concorrentes como “A Menina com a Agulha” (Dinamarca) e “A Semente do Fruto Sagrado” (Alemanha).
Outros Recordes e Expectativas
Além dos recordes de “Emília Pérez”, a categoria de Melhor Ator apresenta nomes como Adrien Brody e Timothée Chalamet. Já na trilha sonora, obras como “Wicked” e “O Brutalista” chamam atenção pela originalidade.
A cerimônia do Oscar 2025 promete ser histórica, especialmente para o Brasil, que busca consolidar sua presença no cenário internacional com “Ainda Estou Aqui”.