O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) anunciou o lançamento do Prêmio Mulher e Ciência, com o objetivo de reconhecer e promover o trabalho de cientistas e instituições que atuam em prol da igualdade de gênero no Brasil. O edital do prêmio será publicado ainda em 2024, com a finalidade de estimular a presença feminina no campo das ciências e em carreiras acadêmicas.
A decisão de lançar o prêmio foi influenciada por um estudo realizado em setembro de 2023 pela Diretoria de Análise de Resultados e Soluções Digitais do CNPq. O estudo avaliou a participação de mulheres e povos originários na distribuição de recursos do setor científico, revelando a sub-representação feminina em determinadas áreas do conhecimento.
O Prêmio Mulher e Ciência será dividido em três categorias. A categoria Estímulo será voltada para pesquisadoras com até 45 anos de idade que desenvolvam trabalhos relevantes. A categoria Trajetória reconhecerá o trabalho de cientistas com mais de 46 anos. A terceira categoria, chamada Mérito Institucional, premiará organizações que tenham contribuído significativamente para a promoção da equidade de gênero no meio científico.
Além do reconhecimento, as vencedoras receberão prêmios em dinheiro e a oportunidade de participar de congressos internacionais, proporcionando trocas de conhecimento com outras cientistas ao redor do mundo. O prêmio será concedido anualmente, e cada edição terá regras específicas definidas nos editais.
A viabilização do prêmio nas primeiras edições será possível graças a uma parceria entre os ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, e das Mulheres, em conjunto com o British Council no Brasil, organização de cooperação cultural entre o Reino Unido e o Brasil. A portaria oficializando o prêmio foi publicada no Diário Oficial da União no dia 10 de outubro.
Essa iniciativa é mais um passo importante para corrigir desigualdades históricas e aumentar a visibilidade e a representatividade das mulheres no campo científico.